Vera Gamma

Vera Gamma

45 x 60 x 185cm

mista - madeira, zinco , tinta , arame gavalnizado , espuma expandida e resina

Obra de Vera Gamma
RE-EXISTIR – TEMPO DE TRANSIÇÃO. Obra de Vera Gamma

Vera Lúcia Moura Gama Peixoto, mais conhecida como Vera Gamma, é uma artista contemporânea, maceioense e cheia de inspirações. Desde pequena, com um mundo particular no desenho, ela conta que foi se soltando e se encontrando a cada dia no mundo artístico. 

Quando criança, seu irmão fotógrafo utilizava da sua performance fotográfica para fazer registros, o que segundo ela faz parte das veias artísticas da família que tanto influenciaram sua carreira.

“Com o tempo, fui criando consciência de que tudo aquilo que eu ia fazendo era arte, mesmo criança”, relembra Gamma.

Com uma trajetória nada linear, Vera começou suas obras com desenhos, passou para esculturas e só depois começou as pinturas.

Esta com o bastão de levar adiante outras vias do empreender e criar, sobretudo por seus viés que transgride e cura inquietações.

Em 1990, ela foi convidada para fazer sua primeira instalação, inclusive a primeira da Pinacoteca de Alagoas. “Eu nem tinha consciência do que era uma instalação com vários tubos pintados. Mesmo nessa época, eu já usava meu corpo dentro das minhas obras”.

Essa foi a porta de entrada para diversas outras exposições e instalações da artista. Ela acredita que essas exposições com instalações a incentivaram a cursar Arquitetura. “A arte esteve sempre ao meu lado e, principalmente, nos momentos mais difíceis. A força que ela teve junto a mim é incrível, sempre presente”.

Outra exposição de 2002, denominada Mola, foi mais um sucesso que abriu diversas portas para a artista. “Minha relação com a arte é um processo visceral, e como estou me sentindo passo para a arte. Tive momentos com explosões de obras nos momentos forte da minha vida”, pondera Gamma.

Apesar de hoje trabalhar mais com pinturas sobre tela, esse viés artístico de Gamma só começou em 2008.

“Para mim a arte é tudo. É o respirar, é a transformação, é a loucura. Ela está no lugar certo nas horas erradas, nos lugares errados na hora certa. A arte é o que me move realmente, é o que me faz ir para frente, é o que me puxa, é uma vida inteira dedicada, uma trajetória sendo abraçada com essa força. E eu só agradeço”, finaliza.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!