Rosivaldo Reis

Rosivaldo Reis

120 x 130 cm (A obra sofreu alteração para se adaptar ao projeto gráfico. Está apresentada na íntegra no acervo do artista)

Acrílico sobre tela

URBANIDADE. Obra de Rosivaldo Reis

A arte figurativa contemporânea e as instalações arrojadas e polêmicas do artista alagoano Rosivaldo Reis são marcas de superação. A essência de sua obra remete à vida de menino pobre da região do Jacintinho, bairro da periferia de Maceió, onde desde os 7 anos já pintava tudo o que via pela frente da sua casa e no entorno: chão, paredes e calçadas.

Rosivaldo perseguiu o desenho e a pintura com o único desejo de viver de arte. Na escola, não perdia um dia da aula de desenho. Mais tarde, tentou cursar Desenho Mecânico no Senai e Cefet, mas foi uma experiência frustrante.

Em 1980 aconteceu uma verdadeira reviravolta nas pretensões do futuro artista. Rosivaldo começou a trabalhar com letreiros e artes gráficas, e com o dinheiro começou a pagar as aulas no ateliê do famoso pintor Pierre Chalita. O velho mestre o ajudou a apurar o estilo que já há algum tempo insistia em pintar: a arte do retrato.

Com papéis, telas, pincéis, lápis e seu inseparável cavalete, Rosivaldo começou a pintar retratos de turistas na Feira de Artesanato da Pajuçara.

“O retrato foi minha sobrevivência durante algum tempo e cheguei a ganhar dinheiro. Comprei casa, carro e pude abrir o meu primeiro ateliê. Agora, tenho a pintura e a instalação, que são mais difíceis de fazer dinheiro. Mas hoje não faço mais retrato, fiz por uma questão de necessidade”, afirma Reis,

O tempo e a lida de Rosivaldo decolou a vida artística. Presença constante nas exposições, sua produção vai desde o desenho clássico, da pintura figurativa, até as contemporâneas instalações e esculturas, passando ainda por desenho animado. Segundo ele, todo esse leque lhe garante uma liberdade que sempre buscou em seu trabalho, uma vida melhor e tranquilidade familiar.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!