Rogério Gomes

Rogério Gomes

45 x 45 x 180 cm

Técnica Mista

Obra de Rogério Gomes
SEM TÍTULO. Obra de Rogério Gomes

O decano da arte alagoana, Rogério Gomes, está mais atual do que nunca. Como um dos mais importantes pintores da Arte Construtiva Brasileira, ele volta a ocupar a cena cultural no país, morando e vivendo em Maceió (AL).

No começo de 2020, Rogério apresentou em um dos mais disputados espaços artísticos do circuito das artes nacional – Sesc Pompeia –, sua inédita e polêmica série Coleção Amazônia, com desenhos geométricos e instalações (totens) que remetem à atual situação da floresta e as recentes queimadas que atingiram a região. Para definir o conceito da obra, Rogério viajou três vezes para a Amazônia.

Em termos de importância, o artista repetiu o feito de 2010, quando alcançou sucesso no circuito das artes com a mostra Espaço Reconstruído, na Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

É um orgulho sem precedentes, apreciar a forca do homem à frente do artista que, em verdade, é o gênio de carne e osso.

No entanto, tudo começou lá trás, em momentos que ajudaram a construir a solidez de sua longa trajetória. O impulso inicial foi dado pela sua professora e também pintora, Maria Aparecida, da escola Rui Barbosa, a qual lhe deu a primeira caixa de lápis colorido e um caderno de desenho. Rogério se habituou a desenhar enquanto escrevia nos espaços vazios da página, quando a professora Aparecida vaticinou: “Seus desenhos eram melhores que sua redação”. “Naquela época, eu pensava: ‘Sou o dono do pedaço’. E aí, nunca mais deixei de pintar”, afirma Gomes.

Sua consagração como artista e valorização de sua obra se deu quando seu trabalho alcançou os grandes colecionadores e galeristas. Antes e depois desse momento, sua obra já circulava em salões e bienais de Paris, Madrid, Itália, Alemanha e Grécia.

“As coisas deslancharam, as oportunidades começaram a aparecer. Tive a certeza que naquele momento eu estava fazendo uma arte contemporânea”.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!