Maria Amélia

Maria Amélia

71 x 111 cm

Pintura e bordado em linho s/ tela

Obra de Maria Amélia
JARDIM DA ALMA. Obra de Maria Amélia

As obras da artista visual Maria Amélia Vieira sempre buscaram o diálogo entre a arte erudita e a arte popular. Desde a década de 1980, quando começou como artista, fazia uma técnica mista.

Iniciou na colagem, passou pela pintura, pelo desenho e pelo papel. Chegou às telas com a tinta acrílica, depois incorporou a cerâmica em seu universo de trabalho, mas fincou os pés e as mãos na arte popular, no sentido da técnica e da prática.

Desde a sua primeira exposição individual, na Galeria Alternativa, em Maceió (AL), nos anos 1980, seu trabalho ganhou corpo em exposições coletivas, galerias e espaços culturais de cidades e capitais do Brasil. A partir dos anos 1990, seu reconhecimento ganhou o mundo, com trabalhos expostos na Embaixada do Brasil em Tóquio (Japão) em 2000; no Mission Cultural Center, em São Francisco (EUA), em 2000; na Neuhoff Gallery, em New York (EUA) no ano de 1998; e no Projeto Brasil, na Galerie Le Hors, em Marselha na França (1993).

Além disso, seu trabalho também compõe os acervos do Museu Sant’Egídio, em Roma (Itália); Galeria Documenta, em São Paulo (SP); Caixa Econômica Federal de Brasília; AM Design Belo Horizonte (MG), Cláudio Bernardes Stúdio 999, no Rio de Janeiro (RJ); Salão Rogério Steinberg e da Fundação Pierre Chalita, em Maceió (AL).

A arte em Alagoas só deve ser contada se incluir um reconhecimento imenso, gigante, para Maria Amélia e seu marido Dalton, figuras estratégicas desta resiliência que é o fazer da arte.

Com o passar dos anos, Maria Amélia ficou conhecida como a “guardiã” da cultura popular alagoana, descobrindo novos talentos dessa arte e abrindo sua galeria Karandash de Arte Popular e Contemporânea.

Os projetos “Tecendo a Manhã” e o barco-museu no “Balanço das Águas”, os quais levam à crianças, jovens, escultores, artesãos e bordadeiras de povoados às margens do rio São Francisco a oportunidade de obterem novos conhecimentos artísticos, definitivamente, é máximo.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!