Israel Melo passeia pela cultura alagoana contemporânea como se andasse pelo jardim da casa dos próprios pais.
Filho do célebre pintor e escultor Ismael Pereira, Israel nasceu e cresceu em um lar envolto pelas artes e demais expressões nordestinas. Desde cedo, dedicou-se à pintura e aos desenhos, mais tarde vindo a trilhar alguns dos caminhos do pai, porém, logo conquistando sua autonomia de estilo e seu espaço entre os artistas contemporâneos brasileiros.
Nasceu em Maceió (AL), aos 15 anos, participou do Salão de Artistas Novos, realizado pela Galeria Álvaro Santos, em Aracaju (SE). Na ocasião, expôs o quadro intitulado “Serigy”, cuja força do estilo de pontilhismo e geometrismo aliado à intensidade do tema lhe renderam o primeiro lugar no concurso que então se realizava. Segundo o próprio Israel, foi o momento no qual se decidiu de vez pela carreira de artista plástico.
Mais tarde, viria a cursar Arquitetura e Urbanismo, faculdade da qual trouxe algumas influências para suas obras, encontrando interconexões entre o estilo que desenvolve e as matrizes de conhecimento daquela área acadêmica. No entanto, para ele, sua maior fonte de inspiração são os seus progenitores, como destaca: “Meu pai e minha mãe são os maiores influenciadores e paladinos da minha vida. Que me guarneceram, que me educaram e que me inspiram até hoje”.
É de se notar ainda que a humildade e gratidão que demonstra aos seus pais não ocultam suas realizações e seus destaques como artista contemporâneo. Prova disso são as inúmeras participações de Israel em eventos de arte, entre eles: a exposição coletiva na Biblioteca Epifânio Dória, Novos Olhares para Monalisa em Fortaleza (CE); a exposição “Geometrismo” (Recife-PE); e a exposição “We Live Art” em Nuremberg (Alemanha).
Atualmente, junto ao seu pai, Israel mantém um ateliê em Aracaju, onde confecciona, expõe e vende seus trabalhos.
Obras do artista