Ismael Pereira

Ismael Pereira

70 x 88 cm (A obra sofreu alteração para se adaptar ao projeto gráfico. Está apresentada na íntegra no acervo do artista)

Óleo sobre tela

MATEUS E LIRA AS AVES DO GUERREIRO DAS ALAGOAS. Obra de Ismael Pereira

Através dos guerreiros e das jangadas das Alagoas, Ismael expressa sua arte e paixão pela cultura do Estado nordestino que escolheu como ponto de pouso e repouso por várias décadas de sua vida.

A sensação de território é muito especial, “sou sergipano, mas minha alma se ilumina quando digo que Alagoas nasceu dentro de mim”, afirma Pereira.

O artista plástico, ainda muito jovem, já demonstrava a forte inclinação e vocação para as artes. Quando criança, fazia pinturas e desenhos com o que possuía à mão, desde um pedaço de carvão a um toco de lápis. Tudo podia ser seu quadro: as paredes de casa, o chão das ruas e onde mais ele pudesse se expressar em traços e cores. Como Ismael mesmo diz: “A pintura sempre foi inerente ao meu eu. Ela nasceu comigo, eu nasci com ela”.

Ismael é natural de Capela (SE), e o seu primeiro choro já foi doce como sua arte. Apesar disso, foi em Alagoas, mais especificamente em Arapiraca, construiu a maior parte de sua carreira, tanto como artista quanto como político.

Um ser social que clama por justiça para quem mais precisava ao tempo que imbui as letras e as artes nesse seu propósito.

Na vida pública, foi Vereador e Deputado Estadual, exercendo diversos mandatos, e também como Deputado Constituinte durante a redemocratização do país. Durante esse tempo, Ismael foi responsável por fundar a primeira rádio do município, a Novo Nordeste, em atividade até hoje.

Pintor, artesão e chargista, consagrou-se entre os principais nomes da arte contemporânea brasileira. Referindo-se à singularidade de sua obra, o crítico italiano Mário Geleno disse: “Ismael lembra Ismael”. À essa característica, atribui-se parte do sucesso do artista que participou de inúmeras exposições e mostras, tanto nacionais quanto internacionais, dentre elas a promovida pela Embaixada da Espanha, em Brasília (2005), e a Feira Internacional de Arte de Lisboa, em 2007.

Em 2019, Ismael lançou um livro com 150 versos escritos ao longo de sua vida. Atualmente, continua a se dedicar às artes plásticas, desenvolvendo seu estilo neo-regionalista nordestino.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!