Dydha Lyra

Dydha Lyra

92 x 145 cm

Acrílica sobre tela

RODA DE CHORINHO. Obra de Dydha Lyra

A arte do bico de pena tem um expoente em Alagoas, a qual segue as linhas dos grandes nomes da caricatura brasileira: o pintor alagoano, de São José da Laje, Dydha Lyra. Um dos pioneiros nesse tipo de técnica na terra de Graciliano Ramos, em suas telas, ele retrata gente e figuras do folclore Caeté.

“A figura humana sempre me atraiu e nela sempre vi tudo o que precisava aprender. Aí você tem tudo: volume, altura, largura e toda uma geometria além do lado humano, da expressão da vida social e cotidiana. É isso o que pinto e como imprimo minha personalidade. Que as pessoas entendam que ali tem arte e digam: Esse é um Dydha”, afirma Lyra.

Mas o artista vai além das telas, das tintas e dos lápis crayons. O artista é múltiplo: poeta, pintor, cantor, compositor, desenhista, escultor e advogado, profissão que nunca exerceu. Desde criança, já se destacava pelos seus desenhos na escola e também quando cantava nas festas da cidade natal.

“Viver de arte é um carma, mas quando você nasce artista, não consegue deixar de ser. É complicado capitalizar a arte, pintar um quadro e ter certeza de que vai vender logo. Outra questão são os problemas pessoais, quando, por exemplo, um palhaço está triste e precisa fazer as pessoas rirem”, diz Lyra.

Um profuso plurimidiático senhor de tantas plataformas para gáudio e alegria de quem o observa.

O tempo de agora encontra Dydha na lida do pincel. Em seu ateliê estão quadros de sua mais recente série, todos em bico de pena, com personagens do folclore, a exemplo do mestre do Guerreiro e paisagens de uma Maceió antiga.

“Venho da escola do desenho, sou quase um acadêmico. Sempre procurei me expressar pelo bico de pena, mas consegui o domínio de outras técnicas, como a pintura clássica e a escultura, as quais vêm naturalmente quando a gente se dedica e sabe o que quer e o que faz”.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!