Dalton Costa

Dalton Costa

73 x 110 cm

Assemblage

Obra de Dalton Costa
SUZANA. Obra de Dalton Costa

Do Planalto Central para as margens do Velho Chico. Esse foi o destino escolhido pelo artista Dalton Costa, nascido em Goiânia (GO), e que há mais de 20 anos mora em Alagoas.

As mudanças transformaram também a arte do pintor e escultor. Seduzido pela beleza do sertão alagoano, o artista mudou tudo. Como pintor, passou por pinceladas surrealistas e abstratas até conhecer o lado alagoano da região franciscana.

“Quando conheci a calha do Rio São Francisco, senti um impacto muito forte. Sou um artista contemporâneo, mas minha obra se inspira no universo da cultura popular alagoana”, afirma Costa.

O olha curioso destaca no horizonte sentimentos que vão além do conhecer, experimentar, avaliar e registrar.

As incursões que realiza por todo o Nordeste, como o Vale do Catimbau, a Chapada Diamantina e Piranhas, são suas principais fontes de pesquisa.

O artista também já participou de projetos com exposição no Neuhoff Gallery (New York-USA), Mission Cultural Center (São Francisco, Califórnia-USA) e também na Embaixada do Brasil, em Tóquio.

Dalton trabalha suas esculturas em sua própria galeria, a Karandash Arte Popular e Contemporânea, junto com sua mulher e também artista, Maria Amélia Vieira.
Como mestre na arte da escultura erudita e popular, Dalton repassa toda a sua técnica e conhecimento para os futuros artistas do Velho Chico. Ele e a esposa criaram um projeto social em 2003, o Museu no Balanço das Águas, onde um barco percorre as cidades ribeirinhas e expõe obras da arte popular selecionadas de sua galeria, além de peças produzidas por artesãos, ceramistas e bordadeiras das comunidades indígenas.

“O refinamento das técnicas aplicadas nas obras podem transformar as comunidades. Elas podem fabricar e comercializar produtos de qualidade e, como incentivo, a galeria adquire as obras que serão expostas no barco-museu”, diz Dalton Costa.

Obras do artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!