Apesar de não ser alagoano, é muito comum ver pelas ruas da capital, clássicos painéis do artista plástico contemporâneo Levy Paz.
Nascido em Brasília (DF), fincou morada há 30 anos em Maceió (AL) onde começou sua trajetória na caricatura, mas a curiosidade e a vontade de evoluir cada vez mais o levou a diversas experiências. O artista conta que desde os 14 anos começou a pintar. Ele adorava desenhar, fazer cópia de cartões postais de Natal e usar tinta guache. ”Acho que toda criança adora desenhar, mas foi ali o começo. Depois, nunca mais parei”.
No Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), Levy fez curso de iniciação ao desenho e começou a trabalhar profissionalmente na área. “Foi o que me deu mais estrutura para caminhar por esse viés. Com a tecnologia, computadores e programas gráficos, adaptei-me à modernidade”, explica Paz.
Muralista, artista urbano, desenhista, pintor e esculturista, ele se destaca a cada dia entre os artistas alagoanos. Paz é um dos artistas que, junto com outros, fez a primeira versão do “Muro do Porto”, no bairro de Jaraguá.
Outra obra que o artista gosta muito é a do grande painel no Centro de Maceió. Com mais de 26m², a obra foi feita com outros quatro artistas. O colorido e a criatividade fazem parte das características das obras do artista urbano.
Para Levy, a arte, além de ser expressão íntima de cada um, é o despejo de emoções. E ele busca através dela expandir cada vez mais seus horizontes. “É você ter prazer em fazer um trabalho, expressar o trabalho de uma forma bela, lúdica e que também agrade”, finaliza Paz.
Obras do artista