Agélio Novaes

Agélio Novaes

48 x 67 cm

Colagem

Obra de Agélio Novaes
O AVISTAMENTO. Obra de Agélio Novaes

Agélio Novaes, nascido em Viçosa, é alagoano raiz. No entanto, sua vida profissional teve início em Recife, após se formar em Desenho Industrial e começar a trabalhar como desenhista do metrô da capital pernambucana.

Agélio descobriu sua vocação aos cinco anos de idade, pintando e colorindo cadernos de desenho, e utilizando papel machê. Aos dez anos, seu pai o matriculou na escola Tapete Mágico, ateliê do mestre Lourenço Peixoto. “Lá recebi as primeiras lições de arte, como trabalhar a luz e a sombra”, diz Novaes.

Aos 20 anos, já formado, pôs uma pitada das técnicas que aprendeu na universidade em suas telas e dentro do figurativo de seus personagens. Hoje, aposentado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Agélio comemora seus 40 anos de arte no papel com famosas colagens e seu novo ateliê em Guaxuma.

Foi por meio de catálogos que ele recebeu seu primeiro grande cachê, ao passar em um concurso que lhe rendeu a capa da Lista Telefônica de Pernambuco, em 1980. Suas obras são feitas a partir de colagens confeccionadas com papel machê, couché, laminados e cola transparente. A técnica surgiu ainda na infância.

“O que se vê em minhas colagens é parte da minha vivência em Jaraguá, onde morei. São cenas da movimentação no cais, da boemia. Sem falar no tempo que vivi no Centro do Recife, região que é um celeiro e tanto para observação”, afirma Novaes.

Em 1994, recebeu um convite da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e tornou-se também, cenógrafo.

Vivendo da arte, ele continua na ativa, preferencialmente nas madrugadas, muitas vezes encontrando o nascer do sol na praia de Guaxuma, um cenário de rara beleza. “Aqui é meu lugar, onde tenho minhas ideias, recebo as pessoas e faço minha arte. Arte para mim é vida, tudo o que sempre quis”, finalizou Novaes.


Obras do Artista

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Alguma informação errada? Conte pra nós!